Fone: (51) 99916-3993
E-mail: diretoria@abradigue.com.br

ABRADIGUE

A número 1 no Brasil
Segmentos Implementos Rodoviários

BNDES PREVÊ ESTABILIDADE NO FINANCIAMENTO DO SETOR DE PESADOS

Para Paulo Sodré, responsável pelo departamento de máquinas e equipamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) o ano de 2014 será de estabilidade e confiança para o financiamento do setor de pesados. Segundo Sodré, a dependência do setor quanto à liberação de crédito do BNDES também tem seu lado positivo. “Enxergamos a linha de financiamentos do banco ao setor de pesados como um medidor da economia. Se estamos financiando caminhões e implementos rodoviários, é sinal de que já houve antes o apoio ao produtor, gerando um fluxo positivo na economia.”
    O ano de 2013 foi um ano acima do esperado. Com a sobresafra registrada, houve a necessidade do aumento de frotas de transporte de grãos. Com o estímulo do banco reduzindo juros, o número de pedidos de financiamentos superou o esperado pelo banco.
    Segundo Paulo Sodré, o início de 2014 foi lento para o setor devido ao período necessário para a readequação da disponibilidade financeira do banco. Agora com a volta da abertura de crédito e a estabilidade do PSI em 6% até 31 de dezembro de 2014, a previsão é de estabilidade para o primeiro semestre do ano. Já para o segundo semestre, o executivo é cauteloso ao se posicionar: “O segundo semestre ainda é uma incógnita para nós, mas como já contamos com um primeiro e um segundo trimestre estáveis, estamos otimistas para o terceiro e quarto trimestres. Tudo vai depender das previsões de safra e da quantidade de pedidos de financiamentos do início do ano."